Actividade Integradora: O CUQUEDO
Dia 18 de Março de 2009
Esta actividade foi por mim planificada para preparação de uma actividade a ser usada em visita a outro jardim-de-infância na semana da leitura.
Descrição da actividade:
No recreio: Foi apresentado, em grande grupo, às crianças um livro mágico , só com legendas e sem ilustrações, que contará a história de um animal da selva, muito assustador. As crianças enquanto ouviram a história e viram as páginas do livro, em branco, tiveram que se manter em constante movimento.
De seguida e ainda no recreio, identificaram os animais da história, fazendo a divisão silábica dos seus nomes e encontrando rimas para o nome de alguns deles. Depois de identificados os animais selvagens que entram na história, contando-os e dizendo o seu nome, tentaram lembrar-se de alguma canção conhecida que falasse de algum animal, selvagem, da história. Lembraram-se da canção : “ um elefante se baloiçava…”, fazendo um jogo de roda. Ainda no recreio interpelei as crianças para que me dissessem, também, nomes de alguns animais domésticos/quinta, que conhecem. Lembraram-se da canção “Na quinta do tio Manel” e cantamos todos juntos. De regresso à sala de actividades, lancharam e depois pintaram as máscaras previamente preparadas, para após o lanche serem usadas numa actividade de jogo dramático, realizada, igualmente, no exterior. Usaram as máscaras ,algumas todas pintadas e outras ainda por acabar,e com as mesmas tentaram pregar sustos, uns aos outros, fazendo o jogo dramático, gostaram tanto que de tarde quiseram repetir o jogo, Depois fez-se um ligeiro ensaio da dramatização da história. Propositadamente nas máscaras não constou a do cuquedo para que não influenciasse a actividade de ilustração da história, que foi efectuada posteriormente, no período da tarde, nas páginas em branco do livro mágico, baseada na criatividade de cada um. A ilustração do livro foi feita pelas crianças de 4 e 5 anos, enquanto algumas crianças de três anos estiveram a acabar as máscaras e depois em em actividades livres.
As crianças de 5 anos e algumas crianças de 4 anos, após ler as legendas das páginas, ilustraram o que ouviram .
Depois e após um período de actividades livres, as crianças de 5 anos prosseguiram a tarefa de jogarem com as palavras. Primeiro identificaram a 1ª letra de cada animal, pelo som. Depois procurarão em diversas palavras, as que começam por determinada letra, fazendo conjuntos de palavras começadas pela mesma letra, contando as letras que cada palavra tem , fazendo a divisão silábica de cada palavra e contando as sílabas das palavras para sabermos qual é a palavra maior e mais pequena. Foi criado este jogo só para essas actividades . De seguida, com as sílabas das palavras todas misturadas e com o modelo da palavra, completo, construíram a palavra de forma correcta.
O grupo este muitíssimo motivado e adorou a história e todas as actividades, principalmente as a das Expressões integradas (Música , drama,plástica); Expressão motora e Conhecimento do mundo. áreas e domínios onde a incidência, propositadamente, foi maior.
O grupo já fez, oralmente avaliação da actividade, mas ainda não foi feito o registo. Por isso é que a Educadora “fala” hoje.
Desta forma foram abordados:
Área de expressão e comunicação:
Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita: conto e reconto da história; identificação de fonemas e grafemas; uso das rimas;
Domínio da matemática: contagem de palavras; contagem de letras, conjuntos, mais e menos.
Domínio da expressão motora: locomoção bípede e vertical
Domínio da expressão musical: cantar a canção do elefante e a Quinta do tio Manel
Domínio da expressão plástica: ilustração de máscaras, rimas e história;
Domínio da expressão dramática: jogo dramático com máscaras
Área do conhecimento do mundo:
Saberes sociais: Diferenciar e nomear animais da quinta e animais da selva;
Área de formação pessoal e social: abrange todas as outras áreas e domínios; regras dos jogos; regras de convivência saudável; autonomia; responsabilidade; sociabilidade.
Observação: A curiosidade à volta dos animais ainda não acabou. Durante a actividade surgiram dúvidas e perguntas a esclarecer:
- Como é o barulho ou a fala, do rinoceronte? – Sandro;
- A Beatriz , inicialmente, disse que a joaninha é um animal de estimação;
- Depois a Maria, disse que o golfinho também é um animal de estimação.
Ficaram as dúvidas, propositadamente, por esclarecer.
Precisamos saber :
- O que são animais de estimação;
- quais são os animais de estimação;
- Como é a fala do Rinoceronte.
Após a Páscoa toca a pesquisar, porque até à Páscoa não há tempo.
Beijinhos
Isabel.
8 comentários:
Uma actividade belíssima.
São estas actividades que nos fazem ter muito orgulho na nossa profissão.
Parabéns!
Luz
Olá!
Fico contente por ter corrido tudo tão bem!
Mandei-te um mail mas depois é que me lembrei que era só vir espreitar ao blog...e hoje ainda não tinha vindo cá.
Beijinho.
Olá Luz, obrigada.
Beijinhos.
Isabel.
olá Xinha, os malandrecos adoraram as actividades.
Beijinhos.
Olá amiguinhos,
que espectáculo, vocês são excepcionais!
Parabéns pelo vosso trabalho, dedicação e desempenho.
E parabéns à Vossa Educadora que conseguiu de uma forma muito criativa e original, desenvolver convosco um projecto fabuloso!
Parabéns a todos e obrigada por este presente.
Clara Cunha
Olá malandrecos,
muitos parabéns por este belissimo trabalho.
5 Estrelas!
Parabéns à educadora e equipa, pela dedicação e empenho.
beijocas
Clara Cunha
Olá o meu nome é Rita e estudo Educação Básica. Vim parar a este blog porque teclei a palavra cuquedo no google imagens. Adoro este livro e devo dizer que achei muito interessante o seu projecto Isabel, principalmente porque conseguiu tocar em varios pontos essenciais com o uso de uma história apenas. Parabéns! Continuação de um Bom Trabalho! Com certeza virei cá mais vezes, agora que dei uma olhadela prolongada por todo o blog, tem tudo e mais alguma coisa! :D
cumprimentos,
Rita Costa
P.S: Confesso que a iniciativa de comentar veio após a visualização da "bonequinha" que diz " eu deixo um comentário nos Blog's que visito". Foi uma óptima ideia! :)
Olá Malandrecos!
Fico muito feliz em saber que o Cuquedo vos tem dado "uma carga de trabalhos". É muito bom saber que um livro não é um mero monte de páginas encadernadas, mas sim uma fonte de inspiração para fabulosas demonstrações de criatividade.
Um muito obrigado por terem escolhido este livro!
Paulo Galindro
Postar um comentário