quarta-feira, 18 de março de 2009

Actividade Integradora: O CUQUEDO

Actividade Integradora: O CUQUEDO

Dia 18 de Março de 2009

Esta actividade foi por mim planificada para preparação de uma actividade a ser usada em visita a outro jardim-de-infância na semana da leitura.

Descrição da actividade:

No recreio: Foi apresentado, em grande grupo, às crianças um livro mágicoMarço de 2009 225 Março de 2009 226 , só com legendas e sem ilustrações, que contará a história de um animal da selva, muito assustador. As crianças enquanto ouviram a história e viram as páginas do livro, em branco, tiveram que se manter em constante movimento.

De seguida e ainda no recreio, identificaram os animais da história, fazendo a divisão silábica dos seus nomes e encontrando rimas para o nome de alguns deles. Depois de identificados os animais selvagens que entram na história, contando-os e dizendo o seu nome, tentaram lembrar-se de alguma canção conhecida que falasse de algum animal, selvagem, da história. Lembraram-se da canção : “ um elefante se baloiçava…”, fazendo um jogo de roda. Ainda no recreio interpelei as crianças para que me dissessem, também, nomes de alguns animais domésticos/quinta, que conhecem. Lembraram-se da canção “Na quinta do tio Manel” e cantamos todos juntos. De regresso à sala de actividades, lancharam e depois pintaramMarço de 2009 222 Março de 2009 220Março de 2009 231 Março de 2009 232 as máscaras previamente preparadas, para após o lanche serem usadas numa actividade de jogo dramático, realizada, igualmente, no exterior. Usaram as máscaras ,algumas todas pintadas e outras ainda por acabar,e com as mesmas tentaram pregar sustos, uns aos outros, fazendo o jogo dramático, gostaram tanto que de tarde quiseram repetir o jogo,Março de 2009 245 Março de 2009 246 Março de 2009 247  Março de 2009 248 Março de 2009 250 Março de 2009 249 Março de 2009 254 Março de 2009 253 Depois fez-se um ligeiro ensaio da dramatização da história. Propositadamente nas máscaras não constou a do cuquedo para que não influenciasse a actividade de ilustração da história, que foi efectuada posteriormente, no período da tarde, nas páginas em branco do livro mágico, baseada na criatividade de cada um. A ilustração do livro foi feita pelas crianças de 4 e 5 anos, enquanto algumas crianças de três anos estiveram a acabar as máscaras e depois em  em actividades livres.

As crianças de 5 anos e algumas crianças de 4 anos, após ler as legendas das páginas, ilustraram o que ouviramMarço de 2009 258 Março de 2009 259 Março de 2009 260 Março de 2009 261Março de 2009 262 Março de 2009 263 Março de 2009 264 Março de 2009 265 Março de 2009 267 Março de 2009 268 Março de 2009 269 Março de 2009 270 .

Depois e após um período de actividades livres, as crianças de 5 anos prosseguiram  a tarefa de jogarem com as palavras. Primeiro identificaram a 1ª letra de cada animal, pelo som. Depois procurarão em diversas palavras, as que começam por determinada letra, fazendo conjuntos de palavras começadas pela mesma letra, contando as letras que cada palavra temMarço de 2009 242 Março de 2009 239 Março de 2009 240 Março de 2009 241Março de 2009 242 Março de 2009 243 Março de 2009 244 , fazendo a divisão silábica de cada palavra e contando as sílabas das palavras para sabermos qual é a palavra maior e mais pequena. Foi criado este  jogo só para essas actividadesMarço de 2009 236Março de 2009 237 Março de 2009 238 . De seguida, com as sílabas das palavras todas misturadas e com o modelo da palavra, completo, construíram a palavra de forma correcta.

O grupo este muitíssimo motivado e adorou a história e  todas as actividades, principalmente as a das Expressões integradas (Música , drama,plástica); Expressão motora e Conhecimento do mundo. áreas e domínios onde a incidência, propositadamente, foi maior.

O grupo já fez, oralmente avaliação da actividade, mas ainda não foi feito o registo. Por isso é que a Educadora “fala” hoje.

Desta forma foram abordados:

Área de expressão e comunicação:

Domínio da linguagem oral e abordagem à escrita: conto e reconto da história; identificação de fonemas e grafemas; uso das rimas;

Domínio da matemática: contagem de palavras; contagem de letras, conjuntos, mais e menos.

Domínio da expressão motora: locomoção bípede e vertical

Domínio da expressão musical: cantar a canção do elefante e a Quinta do tio Manel

Domínio da expressão plástica: ilustração de máscaras, rimas e história;

Domínio da expressão dramática: jogo dramático com máscaras

Área do conhecimento do mundo:

Saberes sociais: Diferenciar e nomear animais da quinta e animais da selva;

Área de formação pessoal e social: abrange todas as outras áreas e domínios; regras dos jogos; regras de convivência saudável; autonomia; responsabilidade; sociabilidade.

Observação: A curiosidade à volta dos animais ainda não acabou. Durante a actividade surgiram dúvidas e perguntas a esclarecer:

- Como é o barulho ou a fala, do rinoceronte? – Sandro;

- A Beatriz , inicialmente, disse que a joaninha é um animal de estimação;

- Depois a Maria, disse que o golfinho também é um animal de estimação.

Ficaram as dúvidas, propositadamente, por esclarecer.

Precisamos saber :

- O que são animais de estimação;

- quais são os animais de estimação;

- Como é a fala do Rinoceronte.

Após a Páscoa toca a pesquisar, porque até à Páscoa não há tempo.

Beijinhos

Isabel.

 

Os Malandrecos

8 comentários:

Luz disse...

Uma actividade belíssima.
São estas actividades que nos fazem ter muito orgulho na nossa profissão.
Parabéns!
Luz

Anônimo disse...

Olá!
Fico contente por ter corrido tudo tão bem!
Mandei-te um mail mas depois é que me lembrei que era só vir espreitar ao blog...e hoje ainda não tinha vindo cá.
Beijinho.

Os Malandrecos disse...

Olá Luz, obrigada.
Beijinhos.
Isabel.

Os Malandrecos disse...

olá Xinha, os malandrecos adoraram as actividades.
Beijinhos.

Clara Cunha disse...

Olá amiguinhos,

que espectáculo, vocês são excepcionais!
Parabéns pelo vosso trabalho, dedicação e desempenho.
E parabéns à Vossa Educadora que conseguiu de uma forma muito criativa e original, desenvolver convosco um projecto fabuloso!
Parabéns a todos e obrigada por este presente.

Clara Cunha

Clara Cunha disse...

Olá malandrecos,

muitos parabéns por este belissimo trabalho.
5 Estrelas!
Parabéns à educadora e equipa, pela dedicação e empenho.

beijocas

Clara Cunha

Rita disse...

Olá o meu nome é Rita e estudo Educação Básica. Vim parar a este blog porque teclei a palavra cuquedo no google imagens. Adoro este livro e devo dizer que achei muito interessante o seu projecto Isabel, principalmente porque conseguiu tocar em varios pontos essenciais com o uso de uma história apenas. Parabéns! Continuação de um Bom Trabalho! Com certeza virei cá mais vezes, agora que dei uma olhadela prolongada por todo o blog, tem tudo e mais alguma coisa! :D


cumprimentos,

Rita Costa


P.S: Confesso que a iniciativa de comentar veio após a visualização da "bonequinha" que diz " eu deixo um comentário nos Blog's que visito". Foi uma óptima ideia! :)

Pintarriscos disse...

Olá Malandrecos!

Fico muito feliz em saber que o Cuquedo vos tem dado "uma carga de trabalhos". É muito bom saber que um livro não é um mero monte de páginas encadernadas, mas sim uma fonte de inspiração para fabulosas demonstrações de criatividade.
Um muito obrigado por terem escolhido este livro!

Paulo Galindro

As vogais

Seguidores

Os Malandrecos

Minha foto
Trás os Montes, Portugal