Começamos o dia a descobrir na nossa cabeça palavras terminadas em ão, como CORAÇÃO.
A Isabel e a Cristina ajudaram. A Isabel escreveu várias palavras no quadro .
A Isabel perguntou-nos o que será que queria dizer PADRÃO. Explicou que se podem fazer padrões com os blocos lógicos e mandou-nos ir buscar os blocos que estavam na área dos jogos da mesa/matemática.
Com os blocos lógicos ordenados a Isabel fez-nos muitas perguntas .
Registo das perguntas e respostas.
Isabel: Quantas cores têm os blocos lógicos?
3
Isabel: Quais são as cores?
Vermelho, amarelo e azul.
Isabel: Quantas peças amarelas têm os blocos lógicos?
16
Isabel: Quantas peças vermelhas têm os blocos lógicos?
16
Isabel: Quantas peças azuis têm os blocos lógicos?
Se os blocos lógicos amarelos têm 16 peças e os vermelhos também têm 16 peças, os azuis têm as peças iguais também têm 16.
Isabel: Quanto será 16+16+16?
Contaram bem contadinho até 48.
Isabel: Quantos círculos têm os blocos lógicos?
12
Isabel: Quantos triângulos têm os blocos lógicos?
12
Isabel: Quantos rectângulos têm os blocos lógicos?
12
Isabel: Quantos quadrados têm os blocos lógicos?
12
Isabel: Então quanto será 12+12+12+12?
Claro que são 48
Isabel: Porquê?
Porque são os mesmos blocos e nós já os contamos em 16+16+16 e deu 48
Isabel: Mostrando dois quadrados pequenos perguntei :
Isabel:- Estes quadrados são iguais?
São iguais.
Isabel: Porquê?
Porque têm a mesma cor, a mesma forma e o mesmo tamanho.
Isabel: Mas também são diferentes. Vejam bem em quê.
Um é mais fininho, mais esmagado e um é maior e mais gordo.
Isabel: Qual será o contrário de gordo?
Magro. Um é magro e outro é gordo.
Isabel: Qual será o contrário de fino?
Isabel: Este cabelo é fino. Aquele cabelo é…..
Grosso.
Isabel: Então meninos, estes quadrados têm a mesma cor, a mesma forma , o mesmo tamanho, mas espessuras diferentes.
Isabel: Quantas peças finas têm os blocos lógicos?
Contaram 24. E os mais grossos também têm 24.
Isabel: Quanto será 24+24?
É lógico que são 48.
Estes meus meninos são um espanto. Tiram ilações, fazem previsões, contam até 48 e muito mais.
Depois com marcador contornaram as figuras geométricas numa cartolina e resolveram escrever dentro das figuras palavras terminadas em ão, como coração e como padrão.
De tarde as meninas fizeram um desenho e ainda coloriram um envelope para a amiguinha que escolheram e os meninos de 4 e 5 anos resolveram labirintos e descobriram diferenças, os meninos de três anos pintaram desenhos com corações. Eles gostaram muito das actividades de hoje.
Não fizemos mais bolinhos de coco porque ainda chegaram para todas as meninas comerem três e oferecerem um aos meninos.
Beijinhos.
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