segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Os Três Reis Magos

Antes de começarmos o relato do dia, desejamos a todos os nossos visitantes e a todo o mundo em geral, um 2009 repleto de muita saúde, paz, amor, trabalho e tudo o resto que vos faça felizes. Um excelente 2009 para todos vocês.

Começamos o nosso dia, após a interrupção de actividades lectivas do primeiro período, a contarmos como foi festejado o nosso natal e como terminamos o ano velho e começamos o ano novo. Falamos do nosso natal em família e das prendas que tivemos. Todos os meninos tiveram prendas e ficaram contentes. Fizemos um desenho do nosso Natal.   O MEU NATAL 1 O MEU NATAL 4 O MEU NATAL2 janeiro de 2009 001janeiro de 2009 003 O MEU NATAL3

Depois ouvimos a história dos reis que eram muito sábios e estudavam astronomia (Ciência que estuda a posição, movimento e constituição dos corpos celestes) e quando viram uma estrela mais brilhante que as outras, souberam que tinha nascido um rei e ao seguir essa estrela viram que esse rei era Jesus que tinha nascido numa manjedoura. Ouvimos também a lenda do bolo-rei que é muito engraçada. Parece que cada um dos três reis magos queria ser o primeiro a entregar o seu presente e não chegavam a um acordo. Um senhor que ia a passar ouviu e propôs que se fizesse um bolo e se dividisse  em três partes. No bolo colocaram uma fava e o Rei mago que tivesse a parte do bolo com a fava seria o 1º a entregar o seu presente. Assim ficou conhecido pelo nome de Bolo-rei e como tinha sido feito para escolher um rei passou a usar-se como doce de Natal. Dizem que a côdea do bolo simboliza o ouro, as frutas simbolizam a mirra e o aroma, o incenso.

Os presentes eram, ouro incenso e mirra e os reis chamavam-se: Baltazar, Melchior e Gaspar.

O incenso é um perfume que se queima em honra de Deus.

A mirra é um creme perfumado que serve para embalsamar os mortos.

Relembramos que em Espanha na noite de hoje os meninos deixam um copo com água, na janela,  para os camelos beberem quando vierem trazer os presentes. Em Espanha os presentes abrem-se no dia 6 de Janeiro.

Aprendemos uma canção dos reisjaneiro de 2009 004 e de tarde saímos para a rua a desejar as boas festas e um bom ano a toda a gentejaneiro de 2009 006janeiro de 2009 005 janeiro de 2009 007 .Pelo caminho vimos galinhas e gansosjaneiro de 2009 008 .

Continuaremos os nossos votos de boas festas amanhã de manhã, na aldeia vizinha, de onde é o Sandro, o Alexandre, o Tomás B. De tarde teremos festa na sala, pois teremos o aniversário da Sofia R.

E assim, começou uma nova tarefa integradora: OS REIS. Isabel.

Beijinhos e até amanhã.

 

 

2 comentários:

Unknown disse...

Olá um bom ano dos meninos do ji de aires em Palmela. Adorei a história do bolo-rei...e do vosso blog. Gostavamos de comunicar convosco as nossas actividades se quiserem dar uma espreitadela...
http://jardimdeinfanciaaires.blogspot.com
beijinhos
educadora fátima e meninos da sala 3

Os Malandrecos disse...

Obrigada colega. Assim que a gente possa vai espreitar o blogue da sala 3.
Beijinhos e volte sempre
Isabel

As vogais

Seguidores

Os Malandrecos

Minha foto
Trás os Montes, Portugal