quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Linguagem oral/abordagem à escrita

No Inverno está frio, muito frio. Ontem nevou.

Hoje, através da palavra InvernoWordle: Untitled fomos dizendo palavras que nos fizessem lembrar o Inverno. Depois copiamos as palavras para uma folha a4. Escrevemos as palavras com cores variadas e escrevemos também, as palavras, na posição vertical e na posição horizontal.tempestade cerebral tempestade cerebral 1 tempestade cerebral 3tempestade cerebral 4 tempestade cerebral 5 Agora falta-nos fazer a divisão silábica dessas palavras e descobrir quais são as palavras que começam com a mesma letra.

Queremos pintar o Inverno, fomos pesquisar e descobrimos que existem cores frias e cores quentes.

As cores quentes, são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho. As cores frias, são associadas à água, ao gelo, ao céu, e às árvores: violeta, azul e verde. As cores quentes são consideradas excitantes e as cores frias calmantes. (http://www.prof2000.pt/users/hjco/Luz_Cor2/pag0003.htm)

Também já sabemos que as cores primárias são o vermelho, o amarelo e o azul. Agora precisamos de saber o que é cor, pois não sabemos. O que são cores neutras e o que são cores secundárias. Vamos pesquisar.

Hoje fizemos um boneco de neveboneco de neve e colamos algodão (não tirei fotografia). Os trabalhos ficaram giros e descobrimos pelo tacto e pela visão que:

O algodão é branco;

O algodão é leve;

O algodão é macio;

O algodão é fofo;

O algodão é mole.

Foi assim o nosso dia.

Beijinhos.

Os Malandrecos

Nenhum comentário:

As vogais

Seguidores

Os Malandrecos

Minha foto
Trás os Montes, Portugal