Estes são alguns dos instrumentos , já em utilização no nosso jardim. Segue-se o mapa das presenças, que é preenchido todos os dias pelos dois meninos que ficaram semanalmente com essa tarefa . Bolas verdes são as presenças e as bolas azuis são as faltas . Em Outubro faltamos muito pouquinho. Estamos de parabéns.
O mapa que se segue é o do tempo. Também são dois meninos a marcar o tempo todas as semanas. Em Outubro o sol ganhou ao tempo de chuva e ao céu nublado. Nós já avaliamos o tempo e contamos tudinho.
O sol está de parabéns.
O quadro que se segue é o das planificações diárias.
Ao principio parecia complicado, mas afinal é muito fácil.
Este quadro diz-nos as vezes que , em actividades livres, durante o mês frequentamos os diferentes espaços pedagógicos da sala.
Durante o mês de Outubro os espaços mais frequentados foram: a casinha, a mercearia e os jogos. A nossa educadora chamou-nos a atenção porque nos esquecemos de ir para a escrita . Ela tem razão.
Durante o mês de Outubro, como estavamos a ficar muito barulhentos e irrequietos, a Isabel combinou connosco que iria ser feito o quadro dos comportamentos.
Esteve em experimentação durante o mês para verificarmos se precisavamos dele ou não. Chegamos à conclusão que precisamos, por isso em Novembro vai ser a valer. Temos que nos portar bem, para não levarmos azul.
Até agora o quadro era preenchido com: portamo-nos bem, bolinha verde, portamo-nos mal, bolinha vermelha. A Isabel não gosta muito da cor vermelha nos comportamentos. Por isso substituimos pela bolinha azul.
Nós queremos portar-nos bem.
Também temos na nossa sala cordões para pendurarmos sempre que vamos para um cantinho. Os cordões são tantos quanto o número de meninos que podem estar no espaço pedagógico. Assim temos:
4 cordões para a casinha
4 cordões para os jogos da mesa
1 cordão para a escrita
1 cordão parao computador
1 cordão para o quadro preto
2 cordões para a biblioteca
1 cordão para a mercearia
2 cordões para os jogos do chão
2 cordões para a pintura
3 cordões para o desenho, recorte ou modelagem.
Quando não há cordões os cantinhos estão fechados.
Temos também o quadro das tarefas:
2 meninos são responsáveis por marcar o tempo
2 meninos são responsáveis por marcar a temperatura
2 meninos são responsáveis por marcar as presenças
2 meninos são responsáveis pelas plantas
2 meninos responsáveis por tratar do Noddy , da Dora e do Gaitas
2 meninos responsáveis por ver se a sala está arrumada
2 meninos responsáveis por ir buscar as mochilas para o lanche
2 meninos responsáveis por distribuir o leite escolar.
Todas as semanas avaliamos as tarefas e pensamos bem se as cumprimos ou não. Se cumprimos bem, preenchemos com bolinha verde, se cumprimos mais ou menos preenchemos com bolinha amarela se cumprimos mal preenchemos com bolinha azul. Também avaliamos se gostamos da tarefa ou não.
Beijinhos.
OBS: Se clicarem em cima das fotografias conseguem ver melhor.
Um comentário:
MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM
Postar um comentário