quinta-feira, 16 de abril de 2009

Tarefa integradora: A saquinha da flor, de Matilde Rosa Araújo.

 

Exploração da história:

Área de Conhecimento do mundo:

Conhecimento social:

Identificação dos graus de parentesco abordados na história:

- Avó Amélia

- Avô que morreu;

- Neta Maria;

- Genro;

- Nora;

- Irmãos;

- Filhos;

- Filhas.

Associação de datas festivas / acontecimentos às estações do ano:

Primavera:

- Páscoa;

- Dia da mãe;

- Dia da criança;

Verão:

- Férias grandes;

- Praia

Outono

- Dia das bruxas;

- Magustos/s. Martinho

Inverno

- Natal;

- Carnaval;

- Dia do pai

Conhecimento científico:

Meteorologia: estado do tempo:

Primavera

- Sol; faz as flores crescerem; as temperaturas são mais quentes que no inverno;

Verão:

- Temperaturas muito quentes;

Outono:

- As folhas das árvores caem e começa a ficar frio

Inverno:

- Neve;

- Gelo;

- Geadas;

- Granizo;

- Muito frio;

- Chuva;

- Vento

Áreas de Expressão e comunicação:

- Expressão Musical:

A história fala do cão faísca e de um cavalo branco. Nós lembramo-nos das canções:

- ERA UMA VEZ UM CAVALO;

- O FAÍSCA;

Canções:

- ERA UMA VEZ UM CAVALO;

Era uma vez um cavalo

Que vivia num lindo carrossel

Tinhas as orelhas furadas

E a cabeça era feita de papel.

A correr, chá lá lá

Sem parar chá lá lá

Cavalinho não saía do lugar, chá lá lá.

- O FAÍSCA;

O faísca não tem medo de ninguém, ai não

Se lhe dão uma dentada, ele dá cem, ão ão

É valente, desordeiro

Mas para o dono é mais manso que um cordeiro

Deixa-se ficar no quente de manhã

Bem bom

Enrolado só em cobertores de lã, hum hum

E se à porta bate gente

Ele deixa-se ficar no quente.

A campainha nunca para de tocar, trim trim

Se ele se levanta e apanha um pouco de ar, atchimmmm

E promete desde então

Se me torno a levantar eu seja cão

Ão ão.

Linguagem oral e literacia:

- Identificar e escolher algumas das palavras da história:

Mundo;

Maria;

Monte;

Marido;

Vento;

Verão;

Professora;

Com estas palavras:

- Identificar a sílaba inicial

Mundo- mun

Maria- ma

Monte-mon

Marido-ma

Vento- ven

Verão- ve

Professora- pro

- Suprimir a sílaba inicial

Mundo - do

Maria - ria

Monte -te

Marido -rido

Vento - to

Verão - rão

Professora – fessora

- Fazer a divisão silábica das palavras, com palmas:

Mun - do

Ma – ri -a

Mon - te

Ma – ri - do

Ven- to

Ve - rão

Pro-fe-sso-ra (eu sei que não se separam assim. Foi assim que eles dividiram oralmente)

Identificar o fonema inicial

Mundo - [me]

Maria - [me]

Monte - [me]

Marido - [me]

Vento - [ve]

Verão - [ve]

Professora - [pe]

Aqui a tarefa foi mais difícil porque os fonemas são as unidades mais pequenas da fala e vêm sempre associados a outro fonema. Foi preciso a minha ajuda porque também nunca tinham feito.

Identificar o Grafema inicial:

Aqui não houve dificuldades nenhumas:

Mundo - M

Maria – M

Monte – M

Marido – M

Vento – V

Verão – V

Professora – P

Rimas:

Os meninos do mundo foram brincar lá ao fundo;

A Maria tinha muita alegria e foi brincar com a Sofia

A ponte passa ao lado do monte

O meu marido é muito querido

Quem anda ao vento perde o assento

O João no verão, foi à praia com o cão

Identificar o suporte escrito:

Livro

Identificar o sentido da escrita:

Começa-se a escrever do lado direito para o lado esquerdo, de cima para baixo.

Expressão motora:

Motricidade fina:

Copiar palavras e letras

Desenhar

Expressão dramática:

A avó Amélia na história sonhou que montava um cavalo branco.

Os meninos no jogo dramático também sonharam e fizeram os gestos do seu sonhoabril de 2009 026 abril de 2009 027 abril de 2009 028 .

Os outros meninos tentaram adivinhar

Expressão plástica:

Fizeram um desenhoabril de 2009 043 abril de 2009 044 abril de 2009 045 abril de 2009 046 abril de 2009 047abril de 2009 050 abril de 2009 051 a preto e branco como a ilustração do livroabril de 2009 029

Domínio da matemática:

Contaram as palavras desta frase:

OLHAVA AS ÁRVORES, O CHÃO, AS FLORES DO MONTE: 9 palavras

Contaram as letras das palavras:

OLHAVA: 6 letras

AS: 2 letras

ÁRVORES: 7 letras

O: 1 letra

CHÃO: 4 letras

AS: 2 letras

FLORES: 6 letras

DO: 2 letras

MONTE: 5 letras

Descobriram palavras com o mesmo número de letras:

AS: 2 letras

DO: 2 letras

Ordenaram as palavras por ordem crescente:

O: 1 letra

AS: 2 letras

AS: 2 letras

DO: 2 letras

CHÃO: 4 letras

MONTE: 5 letras

FLORES: 6 letras

OLHAVA: 6 letras

ÁRVORES: 7 letras

Fizeram um gráfico abril de 2009 048 abril de 2009 056

Na área de Formação Pessoal e Social falou-se no respeito pela  3ª idade, na saudade e em responsabilidade.

Também trabalhamos um bocadinho no Projecto, mas amanhã mostraremos os nossos trabalhos.

Hoje recebemos uma bonita prendaabril de 2009 042 dos Príncipes e das Princesas. Adoramos o porta-chavesabril de 2009 057 abril de 2009 058 . Obrigada.

Nós também queremos enviar uma surpresa para vocês e uma cartinha. Também queremos experimentar aquele papel Mágico que nos enviaram. Para a semana. Beijinhos.

Os Malandrecos

2 comentários:

Xinha disse...

Bem...estou estoirada só de ler o que vocês fizeram...
Miúda, estás eléctrica...!!!
As crianças saem daí directamente para o segundo ciclo...Lolol
De Malandrecos vão passar a Sabichões...
Beijocas.

Luz disse...

Mas que meninos tão trabalhadores, e não é que, alem de trabalhadores, sabem trabalhar muito bem?
Parabéns
Luz e meninos da Brandoa

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