Exploração da história:
Área de Conhecimento do mundo:
Conhecimento social:
Identificação dos graus de parentesco abordados na história:
- Avó Amélia
- Avô que morreu;
- Neta Maria;
- Genro;
- Nora;
- Irmãos;
- Filhos;
- Filhas.
Associação de datas festivas / acontecimentos às estações do ano:
Primavera:
- Páscoa;
- Dia da mãe;
- Dia da criança;
Verão:
- Férias grandes;
- Praia
Outono
- Dia das bruxas;
- Magustos/s. Martinho
Inverno
- Natal;
- Carnaval;
- Dia do pai
Conhecimento científico:
Meteorologia: estado do tempo:
Primavera
- Sol; faz as flores crescerem; as temperaturas são mais quentes que no inverno;
Verão:
- Temperaturas muito quentes;
Outono:
- As folhas das árvores caem e começa a ficar frio
Inverno:
- Neve;
- Gelo;
- Geadas;
- Granizo;
- Muito frio;
- Chuva;
- Vento
Áreas de Expressão e comunicação:
- Expressão Musical:
A história fala do cão faísca e de um cavalo branco. Nós lembramo-nos das canções:
- ERA UMA VEZ UM CAVALO;
- O FAÍSCA;
Canções:
- ERA UMA VEZ UM CAVALO;
Era uma vez um cavalo
Que vivia num lindo carrossel
Tinhas as orelhas furadas
E a cabeça era feita de papel.
A correr, chá lá lá
Sem parar chá lá lá
Cavalinho não saía do lugar, chá lá lá.
- O FAÍSCA;
O faísca não tem medo de ninguém, ai não
Se lhe dão uma dentada, ele dá cem, ão ão
É valente, desordeiro
Mas para o dono é mais manso que um cordeiro
Deixa-se ficar no quente de manhã
Bem bom
Enrolado só em cobertores de lã, hum hum
E se à porta bate gente
Ele deixa-se ficar no quente.
A campainha nunca para de tocar, trim trim
Se ele se levanta e apanha um pouco de ar, atchimmmm
E promete desde então
Se me torno a levantar eu seja cão
Ão ão.
Linguagem oral e literacia:
- Identificar e escolher algumas das palavras da história:
Mundo;
Maria;
Monte;
Marido;
Vento;
Verão;
Professora;
Com estas palavras:
- Identificar a sílaba inicial
Mundo- mun
Maria- ma
Monte-mon
Marido-ma
Vento- ven
Verão- ve
Professora- pro
- Suprimir a sílaba inicial
Mundo - do
Maria - ria
Monte -te
Marido -rido
Vento - to
Verão - rão
Professora – fessora
- Fazer a divisão silábica das palavras, com palmas:
Mun - do
Ma – ri -a
Mon - te
Ma – ri - do
Ven- to
Ve - rão
Pro-fe-sso-ra (eu sei que não se separam assim. Foi assim que eles dividiram oralmente)
Identificar o fonema inicial
Mundo - [me]
Maria - [me]
Monte - [me]
Marido - [me]
Vento - [ve]
Verão - [ve]
Professora - [pe]
Aqui a tarefa foi mais difícil porque os fonemas são as unidades mais pequenas da fala e vêm sempre associados a outro fonema. Foi preciso a minha ajuda porque também nunca tinham feito.
Identificar o Grafema inicial:
Aqui não houve dificuldades nenhumas:
Mundo - M
Maria – M
Monte – M
Marido – M
Vento – V
Verão – V
Professora – P
Rimas:
Os meninos do mundo foram brincar lá ao fundo;
A Maria tinha muita alegria e foi brincar com a Sofia
A ponte passa ao lado do monte
O meu marido é muito querido
Quem anda ao vento perde o assento
O João no verão, foi à praia com o cão
Identificar o suporte escrito:
Livro
Identificar o sentido da escrita:
Começa-se a escrever do lado direito para o lado esquerdo, de cima para baixo.
Expressão motora:
Motricidade fina:
Copiar palavras e letras
Desenhar
Expressão dramática:
A avó Amélia na história sonhou que montava um cavalo branco.
Os meninos no jogo dramático também sonharam e fizeram os gestos do seu sonho .
Os outros meninos tentaram adivinhar
Expressão plástica:
Fizeram um desenho a preto e branco como a ilustração do livro
Domínio da matemática:
Contaram as palavras desta frase:
OLHAVA AS ÁRVORES, O CHÃO, AS FLORES DO MONTE: 9 palavras
Contaram as letras das palavras:
OLHAVA: 6 letras
AS: 2 letras
ÁRVORES: 7 letras
O: 1 letra
CHÃO: 4 letras
AS: 2 letras
FLORES: 6 letras
DO: 2 letras
MONTE: 5 letras
Descobriram palavras com o mesmo número de letras:
AS: 2 letras
DO: 2 letras
Ordenaram as palavras por ordem crescente:
O: 1 letra
AS: 2 letras
AS: 2 letras
DO: 2 letras
CHÃO: 4 letras
MONTE: 5 letras
FLORES: 6 letras
OLHAVA: 6 letras
ÁRVORES: 7 letras
Na área de Formação Pessoal e Social falou-se no respeito pela 3ª idade, na saudade e em responsabilidade.
Também trabalhamos um bocadinho no Projecto, mas amanhã mostraremos os nossos trabalhos.
Hoje recebemos uma bonita prenda dos Príncipes e das Princesas. Adoramos o porta-chaves . Obrigada.
Nós também queremos enviar uma surpresa para vocês e uma cartinha. Também queremos experimentar aquele papel Mágico que nos enviaram. Para a semana. Beijinhos.
2 comentários:
Bem...estou estoirada só de ler o que vocês fizeram...
Miúda, estás eléctrica...!!!
As crianças saem daí directamente para o segundo ciclo...Lolol
De Malandrecos vão passar a Sabichões...
Beijocas.
Mas que meninos tão trabalhadores, e não é que, alem de trabalhadores, sabem trabalhar muito bem?
Parabéns
Luz e meninos da Brandoa
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