terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O Natal em África

.

Hoje começamos o dia com as novidades do fim-de-semana e fizemos o desenho das novidades mais importantes.

De seguida todos os meninos coloriram e como quiseram e recortaram pelo tracejado as imagens de um presépio, para fazermos um bonito cenárionatal 030 natal 025 natal 031 natal 026 para a sala do prolongamento, local onde se irá realizar a nossa festa de natal, no próximo dia 13, sábado. De seguida os meninos mais velhos completaram um pai natal seguindo o modelonatal 034 que se encontrava do lado direito.

De tarde fomos à descoberta do Natal no mundo. Começamos pelo continente Africano.

Em Angola, onde a maioria dos meninos são pretos e castanhos, faz-se a missa do galo, mas não se faz a consoada. A refeição é feita no dia seguinte. Em Angola o prato típico é a mandioca, em Moçambique é o cabrito, em Cabo-Verde é cozido. Em todos esses países se come o bolo de natal. A árvore de natal não é feita com o pinheirinho. Usa-se o cipreste.

Em Angola, no natal, costumam rezar uma oração onde todos pedem paz para Angola.

Em conversa ficamos curiosos de como se escrevem algumas palavras. E foi isso que os meninos mais velhos fizeram a seguirnatal 046 . Tentamos escrever algumas palavras através dos sons das letras, que ouvimos. Foi muito giro e nós gostamos.

No final do dia ainda tivemos um tempinho para os nossos ensaios da festa.

Também fizemos uma fita colorida para a árvore de natal do Agrupamento. Essa fita foi feita pelos meninos do prolongamento e durante o prolongamento.natal 020 natal 021 natal 022 natal 037 A fita já foi entregue no Agrupamento.

Os Malandrecos

Nenhum comentário:

As vogais

Seguidores

Os Malandrecos

Minha foto
Trás os Montes, Portugal