.
Hoje começamos o dia com as novidades do fim-de-semana e fizemos o desenho das novidades mais importantes.
De seguida todos os meninos coloriram e como quiseram e recortaram pelo tracejado as imagens de um presépio, para fazermos um bonito cenário para a sala do prolongamento, local onde se irá realizar a nossa festa de natal, no próximo dia 13, sábado. De seguida os meninos mais velhos completaram um pai natal seguindo o modelo que se encontrava do lado direito.
De tarde fomos à descoberta do Natal no mundo. Começamos pelo continente Africano.
Em Angola, onde a maioria dos meninos são pretos e castanhos, faz-se a missa do galo, mas não se faz a consoada. A refeição é feita no dia seguinte. Em Angola o prato típico é a mandioca, em Moçambique é o cabrito, em Cabo-Verde é cozido. Em todos esses países se come o bolo de natal. A árvore de natal não é feita com o pinheirinho. Usa-se o cipreste.
Em Angola, no natal, costumam rezar uma oração onde todos pedem paz para Angola.
Em conversa ficamos curiosos de como se escrevem algumas palavras. E foi isso que os meninos mais velhos fizeram a seguir . Tentamos escrever algumas palavras através dos sons das letras, que ouvimos. Foi muito giro e nós gostamos.
No final do dia ainda tivemos um tempinho para os nossos ensaios da festa.
Também fizemos uma fita colorida para a árvore de natal do Agrupamento. Essa fita foi feita pelos meninos do prolongamento e durante o prolongamento. A fita já foi entregue no Agrupamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário